quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dinâmica para sala de adultos, Jovens e Adolescentes.



O QUE VEJO EM VOCÊ.


Objetivo: Identificar, por meio da observação, aspectos qualitativos.

Material: Papel, música suave.

Procedimento: Peça ao grupo que percorra com o olhar todo o círculo a fim de não esquecer ninguém. Logo em seguida cada participante deve escrever as qualidades observadas nos colegas. Para cada pessoa observada uma folha. Devem dobra-las e escrever por fora o nome do destinatário. Informe que a identificação de quem observou fica a critério pessoal. Dedique 15 minutos a esta fase, em seguida recolha as folhas e redistribua – as aleatoriamente. Alguns poderão ler a mensagem a identificação e o destinatário. Para encerrar deve - se entregar as mensagens ao endereçado.

Tempo : 8 minutos, 15 minutos para a leitura, 10 minutos para verbalizar a experiência.

“Ninguém tem dor de estômago por engolir palavras cruéis que deixou de dizer.” Winston Churchill

Reflexão: Em nosso cotidiano somos levados a observar com rigor mais os defeitos e menos as qualidades das pessoas com as quais nos relacionamos. Estamos predispostos a criticar que elogiar. Às vezes até notamos pontos positivos em alguém, mas os consideramos irrelevantes para comentário. Infelizmente esta não é nossa atitude para com os defeitos, estamos sempre dispostos a comentarmos com outras pessoas. A proposta desta dinâmica é valorizar as qualidades ainda que sejam pequenas e desconsiderar os defeitos. Ao propormos que sejam lidos por outras pessoas as mensagens, intencionamos que todos tenham a oportunidade de compartilhar os pontos positivos dos irmãos.

MIRANDA, Simão. Oficina de Dinâmica de Grupos. Vol.1. Ed. Papirus. 9ª edição
A figura foi encontrada na rede se você não deseja que seja publicada neste blog entre em contato que ela será retirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário