domingo, 14 de julho de 2013

A FORÇA ESTÁ NO AMIGO- Dinâmica

A figura foi encontrada na rede se você não deseja que seja publicada neste blog entre em contato que ela será retirada.
Objetivo: Exercitar a percepção e  o conhecimento do outro.

Material: Música suave

Procedimento: Comece com a fábula. Divida o grupo em duplas. Marque dois minutos e peça que aos participantes procurem identificar, entre os dois os aspectos mencionados abaixo. Esgotado o tempo torne a redividir agora os em trios, de modo que não repitam os mesmos companheiros, dê três minutos. Novamente peça que se formem em grupo de quatro sem repetir os grupos, dê quatro minutos. Leia a mensagem sobre os amigos.
1.      Onde e por que se combinam?
2.      Onde e por que radicalmente não tendem a se combinar?
3.      Onde e  por que existe uma garantida neutralidade?

Tempo : 25 minutos

Fábula: “Era uma vez um peixinho e um escorpião, este último querendo atravessar o rio. A correnteza estava forte e o escorpião a mira-la. O peixinho aproximou-se do escorpião que clamou:
- Peixinho, amigo, passe-me nas suas costas para a outra margem do rio!
Ao que o peixinho retrucou:
- Amigo, escorpião, não posso fazer isso. Se eu lhe colocar nas minhas costas você vai me ferroar e eu vou morrer!
Contra-argumentou o escorpião:
- Ora, peixinho, não seja tolo. Se eu fizer isso também morrerei.
O peixinho meditou e deu razão ao escorpião. Quando já estavam no meio do rio, o peixinho sentiu a fatal fisgada do escorpião. Enquanto os dois afogavam-se o peixinho redarguiu:
- Escorpião, você garantiu que não me ferroaria?!? Agora morreremos os dois!
O escorpião finalizou:
- É o instinto, peixinho! É o instinto!

Reflexão:        No grupo encontramos variadas emoções o tempo todo, mas precisamos um do outro. Nos relacionamentos encontramos momentos em que há repulsa, atração e neutralidade. Precisamos aprender a lidar com cada aluno da nossa sala, entendendo seu jeito de ser e buscando mudanças através do Espírito Santo.

Sobre amigos

Não ande à procura de amigos que não tenham defeitos, porque então ficará a vida inteira sem amigos. Mas não procure os defeitos nos seus amigos, porque então aos poucos os seus amigos irão deixando-o, e assim acabará ficando sozinho.
Não ame seus amigos só porque não têm defeitos, ame-os, apesar dos seus defeitos, e se quiser, ame-os precisamente por causa dos seus defeitos, pois o fato de terem defeitos quer dizer que são mais humanos.
Não pretenda exigir que seus amigos sejam melhores que você, se decerto o forem, seja grato e aproveite seus exemplos; se não o forem, respeite-os e ofereça-lhes sua ajuda para que melhorem; mas com paciência, com compreensão, com bondade, com o máximo respeito pela personalidade deles.
Não pretenda mudar seus amigos, deixe-os que sejam como Deus os fez; não se preocupe se você não é como eles. Você também tem o direito de ser como Deus o fez.
Seu grupo de amigos é algo que deve ser conservado, porque você e eles precisam dele.
Afonso Milagro

MIRANDA, Simão. Oficina de Dinâmica de Grupos. Vol.1. Ed. Papirus. 9ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário