sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Palestra: Pensando a Escola Bíblica- Pr. Eliézer Cavalcante

O Método deve ser Prático!

nPrecisa ser algo que funcione com facilidade.
nDeve ser relevante para o aluno e para o ensino. Não pode ser “enrolação” do tempo...

O Método deve ser Interessante!

nPrecisa ser “gostoso” de se fazer ou ver.
nPrecisa atrair a atenção do aluno para dar-lhe certo descanso e alegria. Não pode ser “chato”.

O Método deve ser Organizado!

nPrecisa ser algo preparado de modo adequado, para não virar “bagunça”.
n Precisa ser usado em contexto, como parte de um planejamento maior.


O Método deve ser Variado!

nA combinação de diversos métodos (sem repetir um mesmo) é essencial para criatividade e 

dinamismo.

nHá muitas alternativas disponíveis:

lfilmes,

ldinâmicas de grupo,

ltextos selecionados,

lmúsicas,

ldramatização,

lexposições com áudio visuais,

lilustrações concretas,

lOutras inúmeras alternativas

e por isso não se justifica fazer um trabalho enfadonho...

O Método deve ser Objetivo!

Não se usa o método pelo método. Ele sempre é usado com intenção específica no 

 projeto de ensino e aprendizagem.

n O método segue um ensino apresentado

nEsclarecendo,
nReforçando
nAplicando

Ou antecede um ensino

nPreparando
nCriando interesse
nAbrindo caminho para aprendizagem de conceitos

Ou concentra o ensino em si mesmo


O Método deve ser Proporcional!


O tempo usado por um método (filme, dinâmica, etc) deve ser proporcional ao programa 

total da matéria.

O(a) professor(a) não deve empolgar-se com um determinado método, permitindo que

ele se torne o centro das atenções.


Passos que vão além do esforço óbvio no ensino e aprendizagem


nSaber como se adquire o saber
nSaber como se usa o saber

A Segunda Milha:

Revisão – dar uma boa olhada no material preparado
Amadurecimento – evitar trabalho de última hora.
Detalhes – um trabalho de arte! Uma aula que vale a pena!!
Interação – esforço deliberado para dar voz ao aluno no processo ensino/aprendizagem

O aluno

nDevemos conhecer o aluno
lServimos a uma pessoa “real” que acredita num plano de Deus que se envolve em um programa educacional.

nDevemos orar pelo aluno:
lNão é suficiente saber que um projeto está bem... Desejamos saber que o Senhor está abençoando e usando nossos alunos!!!




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