nPrecisa ser algo que funcione com facilidade.
nDeve ser relevante para o
aluno e para o ensino. Não pode ser “enrolação” do tempo...
O Método deve ser Interessante!
nPrecisa ser “gostoso” de se
fazer ou ver.
nPrecisa atrair a atenção do
aluno para dar-lhe certo descanso e alegria. Não pode ser “chato”.
O Método deve ser Organizado!
nPrecisa ser algo preparado
de modo adequado, para não virar “bagunça”.
n Precisa ser usado em
contexto, como parte de um planejamento maior.
O Método deve ser Variado!
nA combinação de diversos métodos (sem repetir um mesmo) é
essencial para criatividade e
dinamismo.
dinamismo.
nHá muitas alternativas disponíveis:
lfilmes,
ldinâmicas de grupo,
ltextos selecionados,
lmúsicas,
ldramatização,
lexposições com áudio visuais,
lilustrações concretas,
lOutras inúmeras alternativas
e por isso não se justifica fazer um trabalho enfadonho...
O Método deve ser Objetivo!
n Não se usa o método pelo método. Ele sempre é usado com
intenção específica no
projeto de ensino e aprendizagem.
projeto de ensino e aprendizagem.
n O método
segue um ensino apresentado
nEsclarecendo,
nReforçando
nAplicando
n Ou antecede um ensino
nPreparando
nCriando
interesse
nAbrindo caminho
para aprendizagem de conceitos
n Ou concentra o ensino em si mesmo
O Método deve ser Proporcional!
n O tempo usado por um método (filme, dinâmica, etc) deve ser proporcional ao
programa
total da matéria.
total da matéria.
n O(a) professor(a) não deve empolgar-se com um determinado
método, permitindo que
ele se torne o centro das atenções.
ele se torne o centro das atenções.
Passos que vão além do esforço óbvio no ensino e aprendizagem
nSaber como se adquire o saber
nSaber como se usa o saber
A Segunda Milha:
n Revisão – dar uma boa olhada no material preparado
n Amadurecimento – evitar trabalho de última hora.
n Detalhes – um trabalho de arte! Uma aula que vale a pena!!
n Interação – esforço deliberado para dar voz ao aluno no processo
ensino/aprendizagem
nDevemos conhecer o aluno
lServimos a uma pessoa “real” que
acredita num plano de Deus que se envolve em um programa educacional.
nDevemos orar pelo aluno:
lNão é
suficiente saber que um projeto está bem... Desejamos saber que o Senhor está
abençoando e usando nossos alunos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário