E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros
para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu
serviço, para a edificação o corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno
conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
serviço, para a edificação o corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno
conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
Palavras-chave
APERFEIÇOAMENTO
DESEMPENHO
EDIFICAÇÃO
EDUCAÇÃO
A palavra
educação vem do latim ex
ou e (de dentro de, para
fora de) e, ducere (tirar,
levar).
Educação
significa então o processo de se tirar de dentro de uma pessoa, ou levar para
dentro de uma pessoa. Num conceito amplo e genérico, esta supõe o processo de
desenvolvimento integral do homem, em suas capacidades físicas, intelectuais e
morais. Ela não visa somente à formação de habilidades, mas
também do caráter e personalidade social.
Portanto a
educação é um processo que dura à vida inteira, podendo se dar em um âmbito formal (sistemático), isto é, existe uma ordenação ou método previamente
preparado e visa, em primeira instância a transmissão de conhecimentos; ou não-formal (assistemática), que
ocorre sem ordenação ou método visando prioritariamente à transformação de
vidas.
Segundo o Dr. Perry G. Downs, a Educação Cristã é “o ministério de levar o crente à
maturidade em Jesus”. O Dr. Lawrence O.
Richards ainda acrescenta:
“Na
Educação cristã não importa somente ensinar a palavra, importa como a palavra é
ensinada. A educação cristã quer ajudar as pessoas a tornarem-se o que seus professores são, não a saberem o
que seus professores sabem”.
Uma definição boa, funcional e abrangente de discipulado
é dada pelo Dr. Tony Evans, em seu livro Discipulado Espiritual Dinâmico quando este diz:
“Discipulado
é aquele processo de desenvolvimento da igreja local que progressivamente
conduz os cristãos da infância para a maturidade espiritual, de tal maneira que
se tornam capazes de repetir o processo com outra pessoa.”
O Dr. Tony Evans ainda acrescenta que:
“este
processo chamado de discipulado relaciona-se ao desenvolvimento espiritual, não
com o tempo em que você é cristão.”
E ele então
complementa:
“Se
o discipulado é um processo de desenvolvimento espiritual, então para qual alvo
temos de avançar? Para a maturidade espiritual: tornar-se um discípulo adulto,
bem preparado de Jesus Cristo.”
E AGORA?
•O
que é uma Escola Bíblica? Qual o seu propósito? Ainda é relevante nos dias de
hoje?
•Quem
é o superintendente de Escola Bíblica? O que ele/ela faz?
•Por
que um membro de sua Igreja deveria frequentar a Escola Bíblica? Quantos já
frequentaram a Escola Bíblica e hoje não vão mais?
VAMOS PENSAR JUNTOS?
3 FATORES VITAIS
•VALORES PERMANENTES
•MISSÃO
•VISÃO
VISÃO (natureza e identidade da Igreja Local):
Uma visão claramente definida é importante porque:
Define o que queremos ser (ideal).
Unifica as expectativas.
Dá sentido - direção.
Facilita a comunicaçãozAjuda o envolvimento.
Favorece o comprometimento.
Dá energia às equipes de trabalho.
Inspira as grandes diretrizes da Instituição.
MISSÃO (qual o seu papel no
cumprimento da visão):
A definição clara da missão deve incluir:
A
razão de ser da instituição
Para
que serve (“a que veio”)
Que
diferença faz existir ou não
Limitações
(geográficas, filosóficas, funcionais, contextuais)
Abrangência:
até onde?
VALORES PERMANTENTES:
Os valores podem ser considerados inegociáveis:
Pela
instituição - não podemos mudar.
Pelo
grupo de trabalho - não queremos mudar.
Por
cada participante - não conseguimos mudar
Pelos
compromissos assumidos:
seu
passado, seu
presente, seu
futuro
ÁreaS A SEREM CONSIDERADAS
ØO que queremos fazer? VISÃO
Ø O que podemos fazer? AMBIENTE
ØO que sabemos fazer? CAPACITAÇÃO
ØO que vamos fazer? ESTRATÉGIA
Áreas da capacitação
Pedagógica
Corporativa
Bíblica
Espiritual
PERSPECTIVA DE INFLUÊNCIA
Indivíduo
Professor
Superintendente
O PLANO DE AÇÃO
•AVALIAÇÃO
•PLANEJAMENTO
•EXECUÇÃO
•CONTROLE
•CELEBRAÇÃO
Qual a nota que você dá para sua Escola Bíblica?
PLANEJAMENTO - objetivos
•SMART
•eSpecífico
•Mensurável
•Alcançável
•Relevante
•Tempo
PLANEJAMENTO - Níveis
•Longo prazo
–Currículo
–Avaliação
–Treinamento de professores
–Planejamento
•Médio prazo
–Avaliação
–Treinamento de professores
•Curto prazo
–Campanhas
–Eventos
–Aulas
–Reuniões
ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES
•Definir as áreas de atuação (delegar atividades)
•Planejar programas de ação (COmissionar)
•Selecionar atividades práticas
•Saber claramente o que (e para que) é a atividade
•A pessoa certa, no lugar certo, pelas razões certas
CONTROLE – Avaliação Constante
•Garantir as condições de trabalho
•Acompanhar o desenvolvimento
•Aperfeiçoar os processos por meio de
intervenções pontuais
•Motivar e Mobilizar a equipe constantemente
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