·
Você
assistiria uma aula sua?
·
Como tem
sido suas aulas?
·
Aquela
maravilhosa mesmice de todo dia… sempre na mesma ordem, no mesmo tom de voz,
cheia de palavras tão difíceis que até facilita a gente não entender,
monótona, repetitiva…
· Não sei onde
ouvi esta história, mas é bem interessante:
Uma vez um
pregador notou que todo domingo ele começava a pregar e dali 15 minutos o povo
começava a dormir, isso se repetia todo domingo, ele então resolveu gravar o
culto, porque uma pessoa dormir, ainda vai, mas tanta gente? Só podia ter algo errado! Bom, levou o vídeo pra casa começou a
assistir, dali 15 minutos... ele mesmo estava roncando…
Nem
tudo é o que os olhos vêem...
Como
Aprendemos?
55%
estímulos visuais : Como você se apresenta, anda e gesticula
38%
estímulos vocais: como você fala, sua entonação e timbre
7%
de conteúdo verbal: o assunto sobre o qual você fala.
O
Ensino tem que provocar:
•
Aprendizado
•
Transformação
•
Assunção de responsabilidade
•
Mudança de comportamento
Evolução:
•Crianças são seres indefesos, dependentes.
Precisam ser alimentados, protegidos, vestidos, banhados, auxiliados nos
primeiros passos. Durante anos se acostumam a esta dependência, considerando-a
como um componente normal do ambiente que as rodeia.
• Na idade escolar, continuam aceitando esta
dependência, a autoridade do professor e a orientação deles como
inquestionáveis.
• A adolescência vai mudando este
status quo. Tudo começa a ser questionado, acentuam-se as rebeldias e, na
escola, a infalibilidade e autoridade do professor não são mais tão absolutas
assim. Alunos querem saber por que devem aprender geografia, história ou
ciências.
• A idade adulta traz a independência.
O indivíduo acumula experiências de vida, aprende com os próprios erros,
apercebe-se daquilo que não sabe e o quanto este desconhecimento faz-lhe falta.
Escolhe uma namorada ou esposa, escolhe uma profissão e analisa criticamente
cada informação que recebe, classificando-a como útil ou inútil.
Adultos
X Crianças
Características
da Aprendizagem
|
Pedagogia
|
Andragogia
|
Relação Professor/Aluno
|
Professor é o
centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem
|
A aprendizagem
adquire uma característica mais centrada no aluno, na independência e na autogestão
da aprendizagem.
|
Razões da
Aprendizagem
|
Crianças (ou
adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um
currículo padronizado)
|
Pessoas aprendem o que realmente
precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).
|
Experiência do
Aluno
|
O ensino é
didático, padronizado e a experiência do aluno tem pouco valor
|
A experiência é
rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em
grupo.
|
Orientação da
Aprendizagem
|
Aprendizagem por assunto ou matéria
|
Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla
gama de conhecimentos para se chegar a solução
|
Andragogia
•
Andragogia (do grego: andros - adulto e
gogos - educar) é um caminho educacional que busca compreender
o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de
ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o
conhecimento vem da realidade (escola da vida).
• Na Andragogia a aprendizagem adquire uma
particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da
aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária.
• Os alunos adultos estão preparados a
iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade
para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional.
Segundo Knowles, à medida que as pessoas
amadurecem, sofrem transformações:
• Passam de pessoas dependentes para
indivíduos independentes, autodirecionados.
•
Acumulam experiências de vida que vão ser
fundamento e substrato de seu aprendizado futuro.
• Seus interesses pelo aprendizado se
direcionam para o desenvolvimento das habilidades que utiliza no seu papel
social, na sua profissão.
•
Passam a esperar uma imediata aplicação
prática do que aprendem, reduzindo seu interesse por conhecimentos a serem
úteis num futuro distante.
• Preferem aprender para resolver problemas e
desafios, mais que aprender simplesmente um assunto.
• Passam a apresentar
motivações internas (como desejar uma promoção, sentir-se realizado por ser
capaz de uma ação recem-aprendida, etc), mais intensas que motivações externas
como notas em provas, por exemplo.
•
Conheça seus alunos
•
Peça sugestão de temas
•
Faça a aplicação prática da Palavra
•
Escute e entenda o que o corpo dos seus
alunos
estão falando
•
Diversifique suas aulas
•
Adulto também gosta de novidades
•
Seja criativo
Fique
atento aos sinais...
Às
vezes você fala tanto que esquece de escutar o que o outro está tentando
expressar
Exemplo
de Jesus
•
Contador de histórias por excelência
•
Era criativo – curou através de saliva, de
palavras, do toque.
•
Escreveu no chão
•
Colocava crianças no colo
•
Falava ser o “pão vivo” e também alimentava
multidões
Águia, golfinho, lobo ou
tubarão faça o teste e descubra seu perfil!
Resultado
• Maioria
A -ÁGUIA: É o idealizador. Uma
pessoa que gosta de fazer as coisas de forma diferente. Algumas das principais
características dessa pessoa é a curiosidade, a criatividade, a intuição, a
flexibilidade, a busca pela liberdade, a visão de futuro e a inovação. Áreas ou
profissões mais adequadas: Marketing, Design, Arquiteto, Artista.
• Maioria
B-LOBO: É o organizador. Sempre
atento ao planejamento, pontualidade e controle. Detalhista, conservador,
metódico, previsível, leal, com dificuldade de adaptação a mudanças e
responsável com a realização do combinado ainda são algumas de suas
características. Áreas ou profissões mais adequadas: Engenharia, Finanças,
Contador, Administrador.
• Maioria C-.GOLFINHO: É o comunicador. Também sensível, que gosta de trabalhar
em equipe e se relacionar com outras pessoas. Esse perfil tem como
característica a necessidade de ser aceito socialmente, colocar a felicidade
acima dos resultados, ser reconhecido por sua equipe e gostar de trabalhar em
um ambiente harmônico. Áreas ou profissões mais adequadas: RH/Eventos,
Treinamento, Enfermeira, Assistente Social.
• Maioria D- TUBARÃO: É o executor. Aquele caracterizado por pessoas que atuam
em busca do resultado, senso de urgência, impulsividade, praticidade, com foco
no futuro e comprometido com objetivos. Áreas ou profissões mais adequadas:
Atleta Individual, Médicos, Militares, Vendedores.
Esse teste nos ajuda, de fato, a enxergar quem somos, e
nos edifica em nossa qualidade, nos pontos positivos e em contrapartida nos
ajuda a enxergar os nossos pontos negativos e melhorar, ou seja, pedir ao
Criador que nos transforme na medida das nossas fraquezas, pois somos
dependentes e carentes do Seu cuidado!
Que
Deus abençoe o seu ministério...
Nenhum comentário:
Postar um comentário