I- CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DE 0-3 ANOS
É o alicerce da construção.
1-
Fisicamente:
- estão crescendo rapidamente;
- cansam com facilidade,
- necessitam de longo período de
descanso,
- quebram tudo que alcançar – não tem
coordenação perfeita.
- os brinquedos devem ser fortes,
grandes leves e limpos,
- adoecem com facilidade por isso a
sala deve estar bem limpa.
2-
Mentalmente:
- são curiosos
- são investigadores
- estão começando a conhecer as
maravilhas de Deus
- Atenção limitada: 1 a 2 minutos
no máximo
3-
Socialmente:
- sensíveis – gostam de carinho
- precisam da atenção de todos,
quando não tem atenção choram, gritam, quebram coisas,
- percebem o humor do professor
pela voz,
- querem sempre estar com a mãe,
geralmente choram quando chegam à sala por isso é melhor sempre serem recebidos
pela mesma pessoa- isto transmite segurança.
4-
Espiritualmente
- cuidemos da criança de hoje e
estaremos garantindo o desenvolvimento do homem amanhã.
II- RECURSOS VISUAIS
1-
Quadro negro
2-
Flanelógrafo
3-
Fantoche
4-
Cartazes
5-
Mural
6-
Tabuleiro de areia
7-
Gravuras
8-
Teatro
III- HORA DA HISTÓRIA
1-
Histórias sugeridas para essa faixa etária: criação,
arca de Noé, Família, Jonas. As histórias devem ser contadas no mínimo duas
vezes utilizando material diferente
2-
Não comece a aula sem a atenção da classe. Cuidado
com as fontes de distração como brinquedos que não estão relacionados com o
tema da aula; ou crianças muito perto uma das outras, etc.
3-
O tempo da história deve ser de acordo com idade.
Crianças de 0 a 3 anos a história não pode durar mais que 3 minutos.
4-
A atenção deve estar no assunto ensinado não nos
objetos utilizados.
5-
É necessário que a historia seja bem
visualizada. Deus é bom fez o papai – Deus
nos deu o papai. Como Deus é bom. Deus fez o papai.
6-
Ilustrar história. ex. família: fazer pai, mãe,
filhos. Historia sobre Noé: fazer a arca, bichos, água, arco-íris.
7-
Contar a história por partes, no mínimo duas
vezes.
8-
As revistas dão orientações sobre o material e a
forma de usar.
IV- ENSINANDO VERSÍCULOS
1-
É muito importante ler na Bíblia
2-
Explicar as palavras desconhecidas
3-
Sempre ensinar a referência
4-
Não é necessário ensinar um versículo a cada
semana. Um versículo a cada dois meses ou até mais. Usar o mesmo cartaz.
5-
Deve ser chamativo
6-
Estar relacionado com a lição
7-
Usar um tom de voz ou gesto para lembrarem – já que
não leem.
V- ENSINANDO CANÇÕES:
1-
Ainda que não saibam falar corretamente
assimilam os gestos e gravam. Essa é a importância de cânticos curtos e com
muitos gestos.
2-
Sugestão: Apec tem cd para maternal
3-
Reduzir músicas grandes
4-
Ilustrar músicas – cartazes
5-
Fazer peças individuais para cantarem ex: coração,estrelas,
bichos,
6-
Usar som ou DVD para cantar
7-
Fazer bastante gestos e utilizar diversas expressões
faciais
VI- TAREFAS:
1-
Plano de Frequência:
- dar premio para aqueles que
tiveram boa frequência
-
fazer colagens
- fazer pinturas – ao usar tinta não
esqueça o avental
- Pintura com giz de cera- embora não
tenham muita paciência
- massinha
2-
Lembrancinha:
- sempre fazer lembrancinha para
entregar ao final da aula
- escreva o versículo na
lembrancinha
- ofereça pirulito, mas entregue
aos pais que saberão o melhor horário para os filhos chuparem.
VII- BRINCADEIRAS:
- dentro – fora
- não atire o pau no gato
- quebra cabeça grande
- livros com histórias bíblicas
- brinquedos relacionados com a história
- todo o material deve relacionar com o objetivo da lição.
VIII- A AULA:
- Início: chegar de 15
a 20 minutos mais cedo para organizar a sala. Sala limpa e organizada dá mais
segurança aos pais.
- Colocar brinquedos e
cartazes que estejam relacionados com a lição. Ex, Noé – bichos, família-
bonecos, casinha, etc. quando for guardar os brinquedos enfatize a próxima atividade
para que entreguem os brinquedos. Peça que ajudem a guardar.
- Nunca comece a
história dizendo: era uma vez, ou hoje vamos falar, há muito tempo atrás, vou
contar a história.
- entre logo na
história: comece de forma atraente: este aqui é Noé, sabem quem é este?;
recapitule a história anterior.
- viva a história-
coloque emoção nos personagens que foram pessoas como nós, sentiram, pensaram,
andaram.
- treine o que vai
dizer,
- através do tema e
objetivo descubra onde será o clímax da lição. O ponto mais importante.
- depois que passar o clímax
será difícil ter a atenção das crianças por mais tempo, por isso logo encerre.
- faça aplicação para
a vida dos alunos. Enfatize o alvo principal escolhido.
- fazer oração de
entrega com crianças não salvas.
Orientações finais:
- Dependa do Espírito Santo para orientar e
capacitar para essa grande obra;
- tenha uma vida de comunhão com Deus através da leitura
bíblica, oração, jejum, frequente a igreja e viva a Palavra de Deus. Isso nos
aproxima de Deus e possibilita que nossa missão prospere.
Se o seu dom é ensinar, ensine;
Rm. 12:7
Nenhum comentário:
Postar um comentário