sexta-feira, 23 de março de 2012

Ensinando Versículos


Ensinando Versículos

Estamos ensinando a palavra de Deus, por isso temos que enfatizar para as crianças a sua importância. O Espírito Santo poderá usar a palavra memorizada mesmo depois de muito tempo, para convencer do pecado, apontar para Cristo, confortar o coração. Decorar os versículos fortalece a vida espiritual da criança convertida, guardando-a do pecado. Salmo 119:11 Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti; Ef. 6:17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.  Levando a criança a memorizar a palavra estamos preparando-a para testemunhar e ganhar almas para Cristo.

Métodos para ensinar versículos.
1-Leia  o versículo completo na bíblia.
2-Explique o sentido de qualquer palavra difícil. Faça as crianças repetirem as palavras novas várias vezes.
3-Explique o que o versículo está ensinando.
4-Repita o texto com as crianças até que seja conhecido.
5-Sempre repita a referencia junto, no inicio ou no final.
­­

Recursos que podem ser utilizados:

Ao abrir a blusa da menina está a referência bíblica e do menino o versículo
 Feito pela tia Claudia    0-3 anos

1-Quadro negro- Escreva-o antes da aula. Depois de repetir várias vezes, vá apagando algumas palavras até que elas consigam recitá-lo sem ajuda da leitura.
2-Cartazes- Escreva a referência num lado do cartaz e no verso uma figura que ilustre o versículo. Os cartazes são muito úteis para usar depois, para recapitular os versículos. Olhando a figura as crianças devem ser capazes de dizer o versículo e saber onde se encontra.
3-Gestos- Use gestos que combinem com o sentido do versículo, como nos cânticos.
4-Dedos- para crianças menores, pode-se ensinar um versículo (ou parte dele) marcando nos dedos.
5-Versículos musicados: coloque uma melodia simples no versículo e cante com as crianças.
6-Quebra-cabeça: após escrever o versículo em cartolina ou EVA recorte formando um quebra cabeças. As crianças montam e desmontam repetindo o texto.
7-Varal – Confecciona-se em EVA ou cartolina roupinhas. Em cada uma coloca parte do versículo. Para memorizar coloca o texto todo e depois vai tirando as peças do varal, as crianças deverão repetir o texto com a ausência de algumas palavras até que ao final conseguem repetir sem o visual. veja: http://www.pensandoaebd.blogspot.com.br/2012/03/modelo-de-varalzinho.html
8-Grupos- divide-se a sala em vários grupos pequenos. Faça o mesmo com o versículo. Os grupos repetirão:
Ex:      Todos- Acaso não sabeis
            1º grupo- que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo
2º grupo- que está em vós
3º grupo- o qual tendes da parte de Deus,
4º grupo- e que não sois de vós mesmos?
Todos- 1 Coríntios 6:19.
Não é necessário sempre ensinar um novo versículo cada semana, especialmente com crianças menores. Melhor é que aprendam seis versículos perfeitamente  do que ficar com uma vaga ideia  de doze.
Geralmente ensina-se o versículo logo após os cânticos. Mas às vezes as crianças compreenderão melhor depois de ouvir  a história. Deve haver um período de descanso mental entre a história e o versículo podendo cantar nesse intervalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário