quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ilustrações para lições bíblicas


Rótulos Falsos:

Material: 4 garrafas ou vidros

Preparação: Rótulos para serem colados nas garrafas ou vidros. Os rótulos não devem corresponder ao conteúdo da garrafa. Por exemplo: na garrafa com rotulo de refrigerante  deve conter água, ou no vidro com rótulo de perfume deve conter sabonete líquido.

Aplicação: a criança ao abrir a garrafa ou vidro deve perceber que está sendo enganada. A aplicação desta ilustração se fundamenta no 9º mandamento Ex.20:16 não dar falso testemunho ou ser enganador.
Textos : Ex.20:6, Col.3:9, Pv.6:16, Apc.21:27;  Sl.19:14.


Chaves para Bíblia:

Material: uma bíblia envolta numa corrente e trancada com cadeado, três chaves sendo que uma abre o cadeado. Feitos com papel grosso: uma cruz vermelha tendo a chave que abre o cadeado presa a ela; um livro com a outra chave e uma luva com outra chave.
Aplicação: A imagem da Bíblia trancada é muito forte, não é? Temos algumas chaves, vamos tentar abri-la. A Bíblia é a palavra de Deus, é muito importante que possamos abrir e ler o que está escrito nela. Contudo essa que está aqui tem um cadeado fechado. O que isso significa? Que para ler e compreender o texto bíblico precisa da chave certa.
Texto: João 3.
1º - chave com o livro representa a educação. Não pode abrir o cadeado. Instrução correta é boa e necessária, contudo só a educação não pode desvendar os segredos da Palavra de Deus. Nicodemos é um exemplo João 3.
2º - chave tem a luva que representa o trabalho braçal. O esforço humano em tentar compreender a palavra de Deus não pode gerar fé no coração humano. Quem não nasceu de novo tem a bíblia como um livro fechado.
3º - chave tem a cruz vermelha que representa a morte de Cristo na cruz. Esta chave abre o cadeado e a corrente cai. As pessoas compreendem a palavra de Deus e sua compreensão gera fé naqueles que nascem de novo, ou seja, aqueles que recebem Jesus Cristo como salvador. A partir desse momento a Bíblia se torna um livro aberto.

Crescer em Cristo:

Material: um balão com o desenho pequeno de uma cruz, feito com tinta.
Texto: 2 Pedro 3:18
Desenvolvimento: Mostre o balão vazio e pergunte: Seria divertido brincar com este balão? Sim, mas este balão não quer que ninguém brinque com ele, porque tem uma mensagem maravilhosa. Se parece com outros balões, mas quando coloco um pouco de ar dentro dele, você pode ver que há uma cruz desenhada nele. Essa cruz nos faz lembrar Jesus. Quanto mais ar eu coloco no balão mais a cruz cresce e fica mais fácil vê-la.  O apóstolo Pedro nos diz que devemos crescer na graça e no conhecimento de nosso senhor e salvador Jesus Cristo. O que significa crescer na graça? Quando crescemos na graça nos tornamos mais como Cristo Jesus. Se eu deixar sair um pouco do ar que esta dentro deste balão , ele diminui. É triste quando uma pessoa começa a diminuir espiritualmente, porque o mundo não pode ver muito de Cristo na vida daquela pessoa.  O Senhor Deus é muito feliz quando seus filhos estão crescendo na graça, porque Ele sabe que são mais capazes de mostrar o Senhor Jesus Cristo para outras pessoas.

Fonte: Uma variedade de ideias para o Leigo cristão. Vol.I. Atibaia- SP: Redijo,1990. 
A figura foi encontrada na rede se você não deseja que seja publicada neste blog entre em contato que ela será retirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário