quarta-feira, 4 de julho de 2012

Segredos nos balões



Lista de Material: Bíblia, tiras pequenas de papel, caneta, balões: 10 amarelos, 10 laranja, 10 vermelhos, 10 roxos e 10 verdes, sacos de lixo grande.

Preparação: Escolha uma história bíblica que os alunos tenham estudado. Liste 10 eventos da história, um em cada tira de papel. Enrole as tirinhas e coloque dentro dos balões (uma em cada balão). Encha-os, amarre e coloque nos sacos de lixo. Faça um jogo idêntico de balões para cada grupo de seis a oito alunos. No saco com os balões laranja escreva Laranjas, no saco com balões roxos uvas, etc.

Como Brincar: Divida a turma em equipes de seis a oito alunos cada. Dê a cada equipe um saco de lixo com os balões. Ao ser dado o sinal, os alunos retiram os balões do saco, os estouram e colocam os eventos da história bíblica na sequencia correta. Depois que todas as equipes tiverem colocado suas tirinhas em ordem, fale sobre o assunto com elas, a respeito da história ou da experiência da brincadeira.

Exemplo de frases para as tiras:

Jesus conta uma parábola
Havia 100 ovelhas
Uma ovelha se perde
O pastor deixa as 99 no curral
Sai à procura da ovelha perdida
Encontra a ovelha que havia se perdido
Coloca a ovelha nos ombros
Ao chegar a casa reúne os amigos e vizinhos
Diz: alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida
Há alegria no céu quando um pecador se arrepende

Variação da brincadeira: estourando as frutas do O Livro dos Jogos Bíblicos Para crianças e pré- adolescentes. 2ª edição. Curitiba: AD Santos, 2009.


Um comentário:

  1. Essa brincadeira pode ser usada em diferentes reuniões como de professores, ou em sala de aula, como um meio de rever o conteúdo discutido.

    ResponderExcluir