segunda-feira, 11 de junho de 2012

Para o Superintendente


 Educação


O professor de EBD e EBN se questiona constantemente sobre a importância de sua atividade. Considerando que seu trabalho é voluntário e às vezes não tem formação acadêmica, ainda assim, não pode ser menosprezado. Antes deve ser orientado e receber constante suporte.

A educação cristã é um processo que visa a transformação e o aperfeiçoamento do individuo, portanto não pode ser considerado como sem valor, ou infrutífero. Por essa razão é necessário pensar o que é necessário para o grupo, planejar e realizar. A educação deve ser um processo que antecipe o futuro.

Sendo a pessoa o fim último da educação, se faz necessário refletir sobre a essência da educação e sobre o próprio processo de educação que tem como meta final a formação integral  do homem. A educação não pode ser desenvolvida sem uma meta, sem um caminho que a direcione para o seu fim, ou seja, o homem em busca da realização, que se dá através do conhecimento do plano salvífico divino. E para isto o processo deve ser estruturado em bases sólidas. A educação cristã almeja que o homem encontre sua verdadeira realização vivendo na vontade de Deus, num conhecimento da verdade que o liberta.
A educação é o resultado de um verdadeiro planejamento, continuamente renovado composto dos elementos:

·         Reconhecimento das urgências da educação.

·         Elaboração das metas.

·         Ordenação dos recursos disponíveis.

·         Elaboração das etapas do planejamento.


O Ensino.


O ensino visa a aprendizagem, e esta não é apenas adquirir conhecimentos, conteúdos ou informações. As informações são importantes, mas precisam passar por um processamento a fim de se tornarem significativas para a vida das pessoas. Isso  é bem mais do que aprender uma informação. Aprendizagem que transforma é aquela que o individuo opta por viver de acordo com o que aprendeu. Tal aprendizagem é mais complexa do que a simples aprendizagem informativa.
Em se tratando do ensino cristão é preciso esclarecer  que há  necessidade das verdades do evangelho serem compreendidas por todas as pessoas, tem que envolver as várias dimensões da vida de fé (crer, confiar e fazer), e tem que ser orientado à luz do Reino de Deus
 O resultado esperado é o compromisso do cristão, com o fim de que seja possível para as pessoas de todas as idades se apropriarem do evangelho do Reino de Deus.
A educação cristã deve envolver-se num processo que vise criar condições para um desenvolvimento total no indivíduo, para isso é importante que o educador tenha visão ampla e profunda da sua responsabilidade e compromisso. Sabendo ser ele o instrumento onde a fé se desperta, alimenta e desenvolve.

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