Educação
O professor de EBD e EBN se questiona constantemente sobre a
importância de sua atividade. Considerando que seu trabalho é voluntário e às
vezes não tem formação acadêmica, ainda assim, não pode ser menosprezado. Antes
deve ser orientado e receber constante suporte.
A educação cristã é um processo que visa a transformação e o
aperfeiçoamento do individuo, portanto não pode ser considerado como sem valor,
ou infrutífero. Por essa razão é necessário pensar o que é necessário para o
grupo, planejar e realizar. A educação deve ser um processo que antecipe o
futuro.
Sendo a pessoa o fim
último da educação, se faz necessário refletir sobre a essência da educação e
sobre o próprio processo de educação que tem como meta final a formação
integral do homem. A educação não pode ser desenvolvida sem uma meta, sem
um caminho que a direcione para o seu fim, ou seja, o homem em busca da
realização, que se dá através do conhecimento do plano salvífico divino. E para
isto o processo deve ser estruturado em bases sólidas. A educação cristã almeja
que o homem encontre sua verdadeira realização vivendo na vontade de Deus, num
conhecimento da verdade que o liberta.
A educação é o resultado de um verdadeiro planejamento,
continuamente renovado composto dos elementos:
· Reconhecimento das urgências da
educação.
· Elaboração das metas.
· Ordenação dos recursos disponíveis.
· Elaboração das etapas do planejamento.
O Ensino.
O ensino visa a aprendizagem, e esta não é apenas adquirir
conhecimentos, conteúdos ou informações. As informações são importantes, mas
precisam passar por um processamento a fim de se tornarem significativas para a
vida das pessoas. Isso é bem mais do que aprender uma informação.
Aprendizagem que transforma é aquela que o individuo opta por viver de acordo
com o que aprendeu. Tal aprendizagem é mais complexa do que a simples
aprendizagem informativa.
Em se tratando do ensino cristão é preciso esclarecer que
há necessidade das verdades do evangelho serem compreendidas por todas as
pessoas, tem que envolver as várias dimensões da vida de fé (crer, confiar e
fazer), e tem que ser orientado à luz do Reino de Deus
O resultado esperado é o compromisso do cristão, com o fim de que seja possível
para as pessoas de todas as idades se apropriarem do evangelho do Reino de Deus.
A educação cristã deve envolver-se num processo que vise criar condições para
um desenvolvimento total no indivíduo, para isso é importante que o educador
tenha visão ampla e profunda da sua responsabilidade e compromisso. Sabendo ser
ele o instrumento onde a fé se desperta, alimenta e desenvolve.
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