Ser um professor do ministério infantil
é um desafio. Para ensinar os pequenos no caminho que conduz à vida é necessário
habilidade e treinamento técnico. O professor deve estar interessado no aperfeiçoamento, ter interesse em aprender. Abaixo algumas orientações
para realizar o ministério com eficiência.
Através de histórias pode-se transmitir
ideias, conhecimento e virtudes. Por essa razão a atenção do ouvinte deve estar
na historia e não no narrador. A história deve ter o papel central quer seja
real ou fictícia.
Cada faixa etária é atraída por
um tipo de história, por exemplo: os menores, entre 3 e 4 anos gostam de
histórias que tenham bichos. A arca de Noé, ou a criação atraem a criança. Pode
ser usado para ilustrar: objetos de borracha ou figuras. O tempo de atenção é
pequeno, por isso as histórias têm que ser curtas, entre dois a três minutos.
Pode-se repetir muitas vezes, eles não se cansam.
Entre 5 e 6 anos gostam de ouvir histórias reais que falem de família.
Os textos ainda são curtos, mas tem que ter ação ainda que de forma simples. Até
os seis anos a criança não se importa com a repetição das histórias, contudo
procure diversificar o material para ilustração, como fantoches de saco de
papel, de garrafas, de feltro; use figuras em flanelógrafo, varal, avental, e
outros. O tempo para a história não pode ultrapassar dez minutos, o ideal entre
seis a oito minutos.
As crianças de 7 a 9 anos gostam
de historias com personagens que tenham poder, gostam de aventura, mas sempre
ligadas à realidade. As histórias de Josué, Davi, Salomão, entre outras são
rica fonte de ensino sobre a obediência, já que nessa idade são críticos e se
rebelam com facilidade.
Os meninos e meninas entre 10 e
12 anos gostam de narrativas de viagens, explorações. Procure utilizar mapas,
cronologia através de gráficos. O tempo de atenção é de 15 a 20 minutos no máximo.
Tendo conhecimento do tipo de
história que cada faixa etária é atraída, cabe nos agora pensar em como nos
preparar para conta-las:
1 - O
narrador deve se empolgar com o que contará, por isso deve ler várias vezes.
Entender a história, contar e recontar
em voz alta inúmeras vezes, até que saiba todas as partes e crie um ambiente
cheio de emoção e vida. Não basta falar como se estivesse lendo ou simplesmente decorar, isso não torna a história interessante para o ouvinte.
2- É
preciso ter início, meio e fim. Parece óbvio, mas não é. Às vezes o professor se
perde não fazendo a introdução e nem a conclusão. Ao encerrar a narrativa deixa
um vazio, não concluindo seu propósito.
3- O
início deve atrair a atenção da criança. Enquanto ela não estiver atenta o
professor não deve prosseguir. Por isso, as primeiras frases são importantes
para garantir a atenção até do final da
história.
4 - O
desenvolvimento deve ser sequencial conforme os acontecimentos se desenrolam,
por essa razão a leitura da história deve ser na Bíblia, e não somente na revista ou livro do professor. Essa leitura é a preparatória. Ler mais de
uma vez, e se não dominar o conteúdo, fazer anotação para eventual pesquisa.
5- A
história precisa ter fim. Se o clímax da história estiver no final, o professor
deve enfatizar colocando emoção, já que
é o principal momento da narrativa. É o momento de concluir com a aplicação dos
fatos. É o momento de ajudar o ouvinte entender a relevância e aplicação da
história em sua própria vida.
Não se
esqueça:
1- Saiba
que a sua voz é o elemento essencial
para contar a história, use-a em diferentes tonalidades, falando de forma mais
grave ou branda, altura diferente, variando o ritmo mais rápido ou mais lento;
imitando animais, vozes de pessoas, som como do mar, ou vento, entre outros.
2- A
expressão facial transmite muitas informações. Olhe nos olhos dos ouvintes, se
comunique com eles demonstrando interesse, angústia, dor, alegria, preocupação,
etc. O ensaio se torna fundamental, já que possibilita ao professor usar um
espelho e melhorar ou corrigir, caso necessário, alguma expressão.
3- Elemento principal: ore quando estiver preparando a aula. O Espírito de Deus é o melhor
Mestre, e orientará com sabedoria e criatividade o professor que deseja
realizar o ministério com fidelidade.
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