sexta-feira, 25 de maio de 2012

Contar história não é fácil!



        Ser um professor do ministério infantil é um desafio. Para ensinar os pequenos no caminho que conduz à vida é necessário habilidade e treinamento técnico. O professor deve estar  interessado no aperfeiçoamento, ter  interesse em aprender. Abaixo algumas orientações para realizar o ministério com eficiência.
       Através de histórias pode-se transmitir ideias, conhecimento e virtudes. Por essa razão a atenção do ouvinte deve estar na historia e não no narrador. A história deve ter o papel central quer seja real ou fictícia.

     Cada faixa etária é atraída por um tipo de história, por exemplo: os menores, entre 3 e 4 anos gostam de histórias que tenham bichos. A arca de Noé, ou a criação atraem a criança. Pode ser usado para ilustrar: objetos de borracha ou figuras. O tempo de atenção é pequeno, por isso as histórias têm que ser curtas, entre dois a três minutos. Pode-se repetir muitas vezes, eles não se cansam.

       Entre 5 e 6 anos  gostam de ouvir histórias reais que falem de família. Os textos ainda são curtos, mas tem que ter ação ainda que de forma simples. Até os seis anos a criança não se importa com a repetição das histórias, contudo procure diversificar o material para ilustração, como fantoches de saco de papel, de garrafas, de feltro; use figuras em flanelógrafo, varal, avental, e outros. O tempo para a história não pode ultrapassar dez minutos, o ideal entre seis a oito minutos.

      As crianças de 7 a 9 anos gostam de historias com personagens que tenham poder, gostam de aventura, mas sempre ligadas à realidade. As histórias de Josué, Davi, Salomão, entre outras são rica fonte de ensino sobre a obediência, já que nessa idade são críticos e se rebelam com facilidade.

      Os meninos e meninas entre 10 e 12 anos gostam de narrativas de viagens, explorações. Procure utilizar mapas, cronologia através de gráficos. O tempo de atenção é de 15 a 20 minutos no máximo.

Tendo conhecimento do tipo de história que cada faixa etária é atraída, cabe nos agora pensar em como nos preparar para conta-las:
   1 - O narrador deve se empolgar com o que contará, por isso deve ler várias vezes. Entender  a história, contar e recontar em voz alta inúmeras vezes, até que saiba todas as partes e crie um ambiente cheio de emoção e vida. Não basta falar como se estivesse lendo ou simplesmente decorar, isso não torna a história interessante para o ouvinte.
    2-  É preciso ter início, meio e fim. Parece óbvio, mas não é. Às vezes o professor se perde não fazendo a introdução e nem a conclusão. Ao encerrar a narrativa deixa um vazio, não concluindo seu propósito.
   3- O início deve atrair a atenção da criança. Enquanto ela não estiver atenta o professor não deve prosseguir. Por isso, as primeiras frases são importantes para garantir a atenção  até do final da história.
    4 - O desenvolvimento deve ser sequencial conforme os acontecimentos se desenrolam, por essa razão a leitura da história deve ser na Bíblia, e não somente  na revista ou livro do professor. Essa leitura é a preparatória. Ler mais de uma vez, e se não dominar o conteúdo, fazer anotação para eventual pesquisa.
   5- A história precisa ter fim. Se o clímax da história estiver no final, o professor deve enfatizar colocando emoção,  já que é o principal momento da narrativa. É o momento de concluir com a aplicação dos fatos. É o momento de ajudar o ouvinte entender a relevância e aplicação da história em sua própria vida.

Não se esqueça:

      1-      Saiba que a sua  voz é o elemento essencial para contar a história, use-a em diferentes tonalidades, falando de forma mais grave ou branda, altura diferente, variando o ritmo mais rápido ou mais lento; imitando animais, vozes de pessoas, som como do mar, ou vento, entre outros.
    2-    A expressão facial transmite muitas informações. Olhe nos olhos dos ouvintes, se comunique com eles demonstrando interesse, angústia, dor, alegria, preocupação, etc. O ensaio se torna fundamental, já que possibilita ao professor usar um espelho e melhorar ou corrigir, caso necessário, alguma expressão.
     3-     Elemento principal: ore quando estiver preparando a aula. O Espírito de Deus é o melhor Mestre, e orientará com sabedoria e criatividade o professor que deseja realizar o ministério com fidelidade. 

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