terça-feira, 10 de abril de 2012

Brincadeiras de 10 a 12 anos






Quem sou eu?



Preparação: Em cada cartão escreva duas ou três frases descrevendo um personagem especifico de uma história bíblica. Cada questão seguinte deve revelar mais detalhes sobre o personagem. Faça cartões para tantos personagens bíblicos quanto possível. Escreva a resposta na parte de baixo  do cartão.


Como  Brincar: Divida a turma em duas equipes. Um voluntário da equipe A escolhe um cartão. Esse jogador lê a primeira frase e escolhe um colega de equipe para responder. Se a resposta estiver certa a equipe A recebe três pontos. Se estiver errada, a segunda frase deve ser lida e outro colega de equipe escolhido. Uma resposta certa então valerá dois pontos. Se estiver incorreta, a terceira frase é lida. Uma resposta certa agora valerá um ponto. Se ainda assim estiver errada, um jogador da equipe B deve tentar responder. Se acertar a equipe B ganha um ponto. Registre os pontos no quadro ou cartaz. Repita o procedimento com um voluntário da equipe B escolhendo um cartão. A brincadeira continua até que todos os cartões tenham sido usados. A equipe com mais pontos ganha.
Modelo do cartão:

        1-    Sou discípulo. Quem sou eu?
        2-    Amo dinheiro. Quem sou eu?
        3-    Beijei Jesus. Quem sou eu?
           (Judas)
    
                                          
                                              
                                Pulando pedras
             

   Lista de Material:  Cartolina ou papel pardo, canetinha e tesoura, caixa, cd de música infantil e Cd player.
   
   Preparação: Faça grandes figuras em formato de pedras ou círculos no papel pardo ou cartolina. Numere os usando canetinha. Coloque-os no chão de forma aleatória, mas não muito distantes. Faça fichas de papel e numere os de acordo com a quantidade de pedra colocada no chão, e coloque na caixa.
   
    Como  Brincar:  Coloque a música para tocar enquanto as crianças pulam de uma pedra para outra tentando não tocar o chão. Quando a música parar, as crianças devem permanecer sobre as pedras. O professor sorteia um número na caixa e lê em voz alta. Quem estiver na pedra com aquele número deve dizer o versículo decorado. Ou responder outra pergunta. Se a criança tiver dificuldade pode pedir que um colega a auxilie. Brinque até que todos tenham oportunidade de participar.

   Essa brincadeira é baseada em Saltidando em círculo do livro: O Livro dos Jogos Bíblicos. 2ª ed. Tradução de Dayse Marluce Fontoura Curitiba: A.D. Santos,2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário